terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OS OSSOS DE JOSÉ!



Eu tenho um amigo de infância, um pouco mais velho do que eu, falecido há coisa de 5 anos, e enterrado em outro estado, longe de sua terra, amigos e família. Eu penso em recolher os seus ossos e levá-los para sua, nossa terra natal! Não, ele não me pediu isto antes de morrer; eu é que penso assim, por sentimentalismo e amizade que não acabou depois dele morto; também porque morreu crente por pregação minha! Esta lembrança me levou a José, que antes de morrer no Egito pediu para que seus ossos fossem levados para Israel. Ele se tornara vitorioso em outro país, mas não era de lá. Quem é do céu, pensa nele! A passagem bíblica com citação do assunto está também na história da saída do povo do Egito. O caminho dos filisteus era geograficamente o mais fácil, o mais perto e o mais farto. Então foi um erro o caminho pelo deser to? Antes de tomar o caminho indicado por Deus (  para que não se assustassem e voltassem) o povo acampou em Sucote. Moisés era estrategista e sabia que o caminho dos filisteus era mais fácil porque passariam por cidades, teriam como comer, tomar, possuir, beber água com facilidade e o caminho era mais curto. Mas Moisés sabia que Deus sabia que se o caminho era mais fácil para ir, seria também para voltar. E o  que toma a “direção da terra prometida” e no meio do caminho volta para o Egito, é o mesmo que preferir as facilidades da escravidão. Verdade, tem gente que mesmo escravo se acha em liberdade porque se “acostumou com as cebolas do Egito” ( Hoje? Sexo fácil, drogas, corrupção, apropriação indébita, locupletação, favorecimentos, etc) e se sai, quer voltar logo ou fica reclamando da vida! O caminho do deserto pode parecer o mais difícil, e era;  mas Deus estaria nele como esteve na nuvem, fogo, maná...! Mas o que garantiu a presença de Deus no deserto? Foi a obediência a um pedido-acordo com José: “ ao saírem daqui, levem os meus ossos porque assim o Senhor será com vocês”. Moisés cumpriu a promessa e Deus honrou o acordo. Mas porque quarenta anos no deserto? Para purificar o povo, porque o que saiu do Egito era um, o que entrou em Canaã era outro; poucos eram os mesmos que saíram da escravidão! Verdade: durante quarenta anos se reproduziram, morreram, e quem nasce no deserto, sabe se comportar na terra prometida

PS – quando da minha primeira vez no Egito, o nosso ônibus parou no sinal; logo depois parou ao lado um caminhão enorme com milhares de grandes cebolas roxas. Meus olhos brilharam e tentei pegar uma nem que fosse para fotografar. Não consegui porque a janela do ônibus não abriu! Confesso...!


Francisco Veloso

Um comentário:

Elisabeth Lorena Alves disse...

Olá Francisco Veloso
Não resisti a Leitura. Me prendeu, pois também conheço um Peregrino que morreu em terras estranhas, em nome de sua Fé e, acabei pior ler.
Na verdade andava atrás de uma imagem para ilustrar a mensagem que entra amanhã no site da Igreja que frequento.
Parei nesta frase: (...)Para purificar o povo, porque o que saiu do Egito era um, o que entrou em Canaã era outro; poucos eram os mesmos que saíram da escravidão! Verdade: durante quarenta anos se reproduziram, morreram, e quem nasce no deserto, sabe se comportar na terra prometida.
Divina Visão. Sempre percebi esta seleção, nunca consegui explica-la.
Amei de fato...
Elisabeth Lorena Alves